Algum brasileiro já tentou misturar música caipira (e não sertaneja) ou nordestina com música eletrônica? Foi mais ou menos isso que fizeram os tijuanenses do Nortec Collective. Nortec é a fusão de norteño (música típica do norte do México, como o nome indica) e techno, uma referência à fusão com música eletrônica, não necessariamente o próprio techno.
O Nortec Collective surgiu em 1999, e já se apresentou em vários lugares do mundo. Faz um som que se presta bem para exportação, uma espécie de aperitivo para ouvidos gringos do que constitui a música tradicional rural mexicana. O grupo foi indicado ao Grammy e também teve uma de suas canções indicadas para a trilha sonora do jogo Fifa Soccer. Trata-se da canção “Tijuana Makes me Happy”. É uma das poucas do grupo que são cantadas, e é em inglês. No geral, as músicas do Nortec Collective não possuem mais do que algumas amostras de vocais.
É importante não confundir o estilo musical nortec com a banda Nortec Collective. A banda é uma das principais representantes desta corrente musical, que já possui bastante vitalidade e goza de bom conceito entre a crítica, sendo ainda objeto de análise acadêmica.
O clipe abaixo, “Tengo La Voz”, é um interessante passeio pelas ruas de Tijuana.