Algum brasileiro já tentou misturar música caipira (e não sertaneja) ou nordestina com música eletrônica? Foi mais ou menos isso que fizeram os tijuanenses do Nortec Collective. Nortec é a fusão de norteño (música típica do norte do México, como o nome indica) e techno, uma referência à fusão com música eletrônica, não necessariamente o próprio techno.
O Nortec Collective surgiu em 1999, e já se apresentou em vários lugares do mundo. Faz um som que se presta bem para exportação, uma espécie de aperitivo para ouvidos gringos do que constitui a música tradicional rural mexicana. O grupo foi indicado ao Grammy e também teve uma de suas canções indicadas para a trilha sonora do jogo Fifa Soccer. Trata-se da canção “Tijuana Makes me Happy”. É uma das poucas do grupo que são cantadas, e é em inglês. No geral, as músicas do Nortec Collective não possuem mais do que algumas amostras de vocais.
É importante não confundir o estilo musical nortec com a banda Nortec Collective. A banda é uma das principais representantes desta corrente musical, que já possui bastante vitalidade e goza de bom conceito entre a crítica, sendo ainda objeto de análise acadêmica.
O clipe abaixo, “Tengo La Voz”, é um interessante passeio pelas ruas de Tijuana.
Augusto
»Muito legal as bandeirinhas!
… a música também…
Hidson Guimarães
»Hehe finalmente alguém reparou…A idéia é sinalizar melhor os posts, enquanto a gente não monta um esquema de tags e links.
Anonymous
»Se eu não me engano a música “Tijuana makes me happy” foi tema de um filme mexicano e independente com o título homônino, e não o tema do Fifa Soccer. A música do joguinho é outra… que eu acabei esquecendo como se escreve, rs.
Abrazos
Hidson Guimarães
»Valeu pelo comentário anônimo. Na verdade, a música “Tijuana makes me happy” foi tema do Fifa Soccer especial da copa do mundo, o Fifa World Cup 2006. A outra música se chama “Almada”, é do Clorofila, que é um dos caras do Nortec Collective, e esteve na trilha sonora do Fifa Soccer 2005. Então foram duas músicas, o que mostra que os caras tão com moral, hein.