Playlist Abril - destaque
Mais uma edição da nossa tradicionalíssima playlist de novidades, dessa vez um pouco frustrados. Em abril já se percebe que, por mais que a gente se esforce, não é possível acompanhar o ritmo frenético dos lançamentos. Assim mesmo, continuamos nosso humilde apanhado, aquela baguncinha, que dessa vez começa com músicas mais regionais, vai para um pop-eletrônico e do meio para a frente se afunda no rock.


Os títulos estão organizados assim:
Banda / País / Faixa / Álbum


  • Pham Mong Hai / Vietnã / For the Fallen / Hanoi Masters: War is a Wound, Peace is a Scar
    Hoje, dia 30 de abril, comemora-se 40 anos da libertação (ou queda) de Saigon e com ela o esperado fim da Guerra do Vietnã. Grata coincidência que nos faz abrir a playlist com um exemplar de um dos discos mais interessantes que ouvimos esse ano. O produtor Ian Brennan foi ao país asiático e gravou músicos vietnamitas que viveram o horror da guerra. Utilizando seus instrumentos tradicionais e recuperando músicas que falam sobre a guerra e outras que eram utilizadas para elevar a moral das tropas, Hanoi Masters é um bem mais que um álbum. PS. Vân-Ánh Võ, diretor musical do disco, disse em entrevista ao The Guardian:

    “Infelizmente, ainda que a América tenha “perdido” a guerra, eles têm prevalecido em termos de mídia. O domínio da língua inglesa e a imposição de estilos musicais europeus decretaram a sua própria forma de genocídio cultural global.”

    Onde é que a gente assina?


  • Lila Downs / México / Humito de Copal / Balas Y Chocolate
    Faixa que abre o oitavo disco da respeitadíssima cantora mexicana Lila Downs, aquela mesma que fez par com o Caetano Veloso na faixa “Burn It Blue” da trilha sonora do filme Frida.

  • Chassol / França / Samak / Big Sun
    Christophe Chassol é francês da Martinica. Pianista, compositor e regente de orquestra, fez mais um álbum lindo e inclassificável, inspirado pelo regresso à sua ilha natal.

  • Amatria / Espanha / Chinches / Amatria
    Terceiro disco de pop eletrônico desse conterrâneo do Dom Quixote, que, assim como o manchego mais famoso, também tem apreço pela paródia, como o videoclipe da faixa demonstra.

  • Agrupacion Musical Ayrton Senna / Argentina / Tortugas / Te buscaré en el amanecer
    Uma BANDA ARGENTINA, portanto, conterrânea do FANGIO, que HOMENAGEIA AYRTON SENNA. Deve ter uma câmera nos filmando em algum lugar. Ouvimos “Tortugas” não por ser uma grande faixa, mas porque queremos acreditar que é uma pequena saudação a Rubens Barrichello (agora que ele se rendeu à ZUERA).

  • Cidadão Instigado / Brasil / Os viajantes / Fortaleza
    Enfim nasceu o tão aguardado novo álbum da trupe de Fernando Catatau. “Fortaleza” não supera o incensado “UHUUU!” mas é um alento no coração de quem já temia pelo fim da banda. Vida longa ao Cidadão.

  • Tal National / Niger / Claire / Zoy Zoy
    Esse grupo nigerino construiu sua fama fazendo shows que duravam 6 horas. Além disso, não tem como não simpatizar com Almeida, o líder da banda, que hoje é juiz e professor, mas que antes era jogador de futebol profissional em seu país. Aqui ele conta um pouco dessas histórias e aqui você assite ao videclipe desta faixa, gravada na capital Niamey.

  • Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba / Mali / Siran Fen / Ba Power
    De novo, o rock malinense. Bassekou Kouyaté e a sua banda seguem a receita dos mágicos que tiram coelhos de suas cartolas: fazem uma música bem tradicional soar como se fosse contemporânea.

  • Zu / Itália / Orbital Equilibria / Cortar Todo
    Este é o 15º álbum, em 17 anos de atividade, desse trio italiano de jazz-metal. A formação é bastante sui generis: bateria, baixo e saxofone. Figuras como John Zorn e Mike Patton aprovam, então, nós aprovamos também.

  • Takaakira ‘Taka’ Goto / Japão / Isolation / Classical Punk and Echoes Under the Beauty
    Descanse seus ouvidos ao som do primeiro disco solo deste guitarrista e compositor que é membro da banda de rock instrumental Mono. Embora tenha começado os trabalhos em 2003, o álbum só foi lançado na véspera de anteontem (dia 27/04).