Descobrir a cena eletrônica alternativa da Itália foi uma grata surpresa. Já estava preocupado achando que a música eletrônica de lá se resumia a um pop eurodance que enjoa antes mesmo de grudar nos ouvidos. Mas felizmente existem bandas como Subsonica fazendo música para dançar e pensar.
A banda Subsonica foi criada em 1996 com a reunião dos melhores nomes da cena alternativa de Turim. Como todo bom artista italiano, foran atingir mesmo a fama após o sucesso no festival de San Remo. O estilo synth rock da banda é muito mais rock do que sintetizadores, e a preocupação maior parece ser com a mensagem, a performance, a experimentação com a música eletrônica do que em botar a galera para dançar mesmo. O negócio é ficar na torcida para quando aparecer uma canção com uma batida mais eletrônica…opa! essa vai lá para o setlist dos DJs Bárbaros. É aí que chega a hora de curtir a música sem abdicar de seu cérebro, e vice-versa. Subsonica mostra que esta combinação é perfeitamente realizável.
Descrever o som da Subsonica é meio complicado, algumas canções provocam sensações totalmente diferentes de outras. Você ouve uma música mais lenta e acha que a banda meio que “morreu” ali, mas é que nessas horas o ritmo sai um pouco mais de cena para se deixar destacar a poesia. O lance é curtir cada música, perceber qual é a linha mestra da banda e o que cada produção tem de exclusivo. Eles já lançaram uma boa quantidade de CDs e os clipes são uma obra à parte. O melhor mesmo da Subsonica foi quando eles se uniram a outro bom projeto da cena eletrônica alternativa da Itália, o Bluvertigo. Mas isto é assunto para outras postagens. Por ora, ficamos com o primeiro e ainda principal hit da banda, “Tutti i miei sbagli”: