Em 2003, é lançado no Brasil o álbum Tributo Garotos Podres – 20 anos de podridão. A banda paulistana de punk rock construiu durante os muitos anos de carreira uma identidade forte com seu público e um trabalho de impacto, com letras politizadas e recheadas de palavrões. Ironia e sarcasmo, marcas também de uma banda portuguesa, a única que participou do tributo lançado há quatro anos.
Acromaníacos é o nome do grupo lusitano. Nas letras a mesma linha de irreverência dos brasileiros. Um trabalho sem preocupações mercadológicas e que nem por isso ficou sem oxigênio. No próximo dia 13 de julho, a banda vai realizar um concerto para comemorar quinze anos de existência.
O nome dos cds e das músicas indicam uma certa linha em comum. De um lado as canções brasileiras “Papai Noel Filho da Puta” e “Fernandinho Veadinho”; do outro as portuguesas “O Boceta” e “5ª Casa do Caralho” – apenas para citar alguns exemplos. Bem, 15 anos de existência. Parabéns para a banda!
Depois de uma semana meio sonolenta, onde Vetrô e Costoli já começam amarelados, tente matar a saudade dos textos do Invasões com um vídeo onde Acromaníacos e Garotos Podres se encontram. A gravação é dos portugas e a canção dos brasileiros, “Surfista de Pinico”, a mesma que fez parte do tal tributo à podridão.