A banda sul-africana Freshlyground reúne vários músicos da África do Sul e de países como o Zimbábue e Moçambique para fazer uma mistura musical conforme manda o figurino da world music: música local folclórica com muito blues e jazz para não agredir os ouvidos dos europeus. Para um país multicultural como a África do Sul, isso é algo que dá para tirar de letra e é até esperado.
O destaque da banda fica por conta da voz proeminente de Zolani Mahola, que canta algumas canções em xhosa, idioma local do sul da África (o grifo é nosso para que não venha alguém chamar esta língua de dialeto). Freshlyground lançou até agora dois álbuns, Jika Jika em 2003 e Nomvula em 2006, com a imensa maioria das músicas em inglês. Mas o trabalho da banda é tão destacado que valeu a pena filtrar algumas canções em xhosa e trazer o Freshlyground na semana especial do Invasões Bárbaras sobre a África do Sul, conforme poderemos conferir logo, logo em nosso podcast.
Dignas de nota são as canções “Zithande” e “Mowbray Kaap”. A primeira foi lançada no álbum Nomvula; a segunda, já presente no CD Jika Jika, tem só o refrão em inglês, a única parte da letra que eu entendi, claro. É interessante não só pelo ritmo, arranjos e interpretação, mas porque traz a idéia de uma África unida.