A história da banda Beyond é bem parecida com a de algumas bandas brasileiras que fazem sucesso até hoje. Ela foi fundada em 1983, na onda do “Boom do rock” de Hong Kong. Será que alguém se lembra de um outro boom parecido por aqui?
A história do Beyond pode ser dividida em duas partes bem distintas. De 1983 até 1993, a banda era liderada por Wong Ka Kui (黄家驹). Nessa fase o som era mais progressivo e experimental e as letras falavam sobre política e problemas sociais.
Em 1993, Wong sofre um acidente no palco de um programa de tv japonês e fratura o crânio, morrendo uma semana depois. O enterro provocou grande comoção no povo chinês e muita especulação sobre o futuro da banda.
As dúvidas acabaram 5 meses depois, quando o Beyond se apresentou num concerto liderado pelo baixista Paul Wong (黄贯中). A banda se torna outra. Os músicos deixam o experimentalismo de lado e começam a fazer um som mais parecido com o ocidental. Mas o engajamento da banda continua. O Beyond participou de diversos shows que pediam a devolução de Honk Kong para a China, fato que ocorreu em 1997.
Em 1999, a banda teve seu primeiro fim. Os integrantes seguiram carreira solo e tudo indicava que nunca mais se ouviria falar do Beyond mas, em 2003, tudo mudaria.
Uma turnê foi organizada para comemorar os 20 anos da banda. A recepção foi tão boa, que os integrantes tiveram gás para fazer mais dois cd’s inéditos e ganhram o prêmio de melhor banda chinesa de 2003 no prêmio da HKVP (Honk Kong Vintage Pop Radio).
Em outubro de 2005, o Beyond se despediu de vez dos palcos. Ao longo desses 20 anos, foram 59 álbuns lançados, e muitas histórias para contar. Abaixo, vai o clipe da música “Dǎ bùsǐ”.
http://youtu.be/plxXb2MtqhY