Finalmente o interminável intervalo que separa uma Copa do Mundo da próxima chegou ao fim. Começou o Mundial da África do Sul. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, desta vez a cerimônia de abertura e o jogo inaugural estão desconectados. Assim, África do Sul e México fazem a primeira partida apenas na sexta-feira.
Essa mudança, coincidentemente, parece a solução de um problema que a Fifa ia se arrumando. A entidade máxima do futebol no mundo confirmou a presença de grandes nomes da música internacional como atrações do evento. Alicia Keys, Black Eyed Peas, John Legend, Juanes e Shakira. Tudo muito interessante, válido, mas em determinado momento, ficou claro que faltava o principal: artistas africanos! Músicos que pudessem representar a diversidade da região e a alegria do continente em receber a Copa.
http://youtu.be/DigBT_BhbPA
Então, mais nomes africanos foram acrescentados a outros que, verdade seja dita, já faziam parte dos planos da Fifa. Desse modo, a festa ficou completa com Amadou & Mariam, Tinariwen, Vieux Farka Touré (Mali), K’naan (Somália), Angélique Kidjo (Benin), e as bandas BLK JKS, The Parlotones e os cantores Vusi Mahlasela e Hugh Masekela (todos da África do Sul). Completam a lista o Mzansi Youth Choir (formado em Soweto e vencedor de dois Grammy) e o Soweto Gospel Choir.
Vendo a lista de nomes, é evidente que o espetáculo será grande, o que inviabiliza ter um jogo de futebol na sequência. Mas, para quem quiser conhecer um pouco mais da música africana, a oportunidade é imperdível.
Vale lembrar que a colombiana Shakira, grande atração do evento, canta a música oficial da Copa – “Waka Waka” – em parceira com a banda sul-africana Freshlyground. Uma grande chance para o mundo conhecer a deliciosa voz da vocalista Zolani Mahola.

Outro destaque é o conterrâneo de Shakira, Juanes. Inclusive, hoje é o lançamento do novo single do cantor. “Yerbatero” encerra um jejum de novas canções do músico desde 2007. O Invasões Bárbaras preparou, para amanhã, um perfil de Juanes para acompanhar este lançamento.
Este será apenas o primeiro. Nos próximos dias, você encontrará mais sobre estes músicos que se apresentam na abertura do Mundial aqui no blog. O Invasões Bárbaras em ritmo de Copa está no ar. Como diz o lema oficial: Sinta! É aqui!