A letra aí em cima é da banda tcheca Uz Jsme Doma, que ilumina o nosso quarto bloco. A imagem que ilustra o post é a capa do registro de uma das passagens do Henry Cow pelas clássicas “Peel Sessions”. John Peel foi uma lenda do rádio inglês, ocupou cadeira na BBC 1 por quase 40 anos e apresentou ao mundo centenas de bandas sensacionais. O Henry Cow foi uma delas, passou pelos estúdios da BBC 5 vezes entre 1972 e 1975. Esse é o universo da edição #386: Rock in Opposition! Para mais informações, aperte o play aí embaixo.
#386 são só 4 bandas + Henry Cow:
• Da França, Etron Fou Leloublan, que teve seu último disco produzido pelo Fred Frith;
• Da Bélgica, Aksak Maboul, banda do Marc Hollander, criador da Crammed Discs;
• Da Itália, Stormy Six, mais uma das originais do RIO;
• Da República Tcheca, Uz Jsme Doma, um dos “dois grandes bastiões da cena alternative tcheca”, como nos informa a Wikipedia.
Bloco 1
Etron Fou Leloublan [França] – Lavés à La Machine
Etron Fou Leloublan [França] – Plus rien ne nous retient dans ce pays
Bloco 2
Aksak Maboul [Bélgica] – Palmiers en Pots
Aksak Maboul [Bélgica] – Bosses de Crosses
Bloco 3
Stormy Six [Itália] – Macchina Maccheronica
Stormy Six [Itália] – Megafono
Bloco 4
Uz jsme doma [República Tcheca] – Kouzelnik
Uz jsme doma [República Tcheca] – Ránoc
O cartaz do festival Rock in Opposition: Londres, 12 de março de 1978.
Para entender melhor de onde vem (e pra onde vai) o Rock in Opposition, é só ver a relação de amor (um pouco conflituosa) entre Fred Frith e sua “guitarra arrumada”:
Sobre a resistência do Rock in Opposition (e sua existência nos dias de hoje) informamos que aconteceu na França, em setembro de 2016, a última edição do festival. O lineup você vê na imagem abaixo. Parece que a situação não é muito confortável e o festival sobrevive por meio do apoio de seus fãs em projetos de crowdfunding. O esquema se mantém o mesmo: só bandas que a indústria não quer que você escute.
Invasões Bárbaras #386
Produção e apresentação: Thiago Borges
Técnica: Thiago França