#419 A luta

Invasões Bárbaras em edição musical/esportivo/literária, aquela combinação muitas vezes sem sentido mas que calhou de ter sentido dessa vez. A história parte do festival Zaire 74, vai pra luta Muhammad Ali vs. George Foreman e termina no livro “A luta” do Norman Mailer. Esse é o segundo fascículo de uma história que começou timidamente no #414, tem aqui o seu auge esportivo/literário, e reserva mais informações sobre as músicas para uma futura parte 3 – promessa ainda em aberto.

Além de toda essa história, o #419 tem também:

• Costoli dando a hora certa, 43 minutos depois;
• A luta (a luta) e a luta (o livro);
• Citações do Norman Mailer relatando o que seus olhos viram;
• Algumas curiosidades que envolveram a chamada “luta do século”, dentre elas a participação do ditador Mobutu, também conhecido como “O Todo Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando Fogo em Seu Rastro.

BLOCO 01

Yogui (feat. Dan Solo) – 16:20 [México]
Dansk Floede – Sammen er de natten [Dinamarca]
BLK JKS – Mzabalazo [África do Sul]

BLOCO 02

Tabu Ley Rochereau and Afrisa – Salongo Part 1 [RD Congo]
Bambix – Annie [Holanda]

BLOCO 03

Abeti – Liwela [RD Congo]
Kraftklub – Ritalin / Medikinet [Alemanha]

BLOCO 04

Franco and TPOK Jazz – Koni Ya Bonganga [RD Congo]
Guckkasten – Kkori [Coréia do Sul]

 

Na sequência, uma surra de referências, que completam o que o programa apenas introduz:

1. “A luta” – o livro – em edição pocket da Cia. das Letras, coleção “Jornalismo literário”. O projeto gráfico e as capas da coleção são da designer Flávia Castanheira, mestre do ofício.

A Luta - Norman Mailer2. A luta – ela mesma – na íntegra, com todas as preliminares e o pós.

3. O trailer do premiado documentário “When We Were Kings”. Imperdível.

4. A foto que mostra onde estava Norman Mailer – na segunda fila –, instantes depois do ato final, quando “um grande projétil, do tamanho exato de um punho dentro de uma luva, penetrou no meio da mente de Foreman, o melhor soco daquela noite espantada, o soco que Ali guardara por uma carreira.”

Norman Mailer - Ali - Foreman

5. Aqui a edição comemorativa do livro lançada pela Taschen, com tiragem de 1974 exemplares, ilustrada pelas fotos de Neil Leifer e Howard Bingham. 700 doletas: aceito doações e serei grato pelo resto da vida, ou troco por um rim do Costoli.

The Fight - Taschen - Norman Mailer

6. Por último, a história do texto que o Hunter Thompson não escreveu, por preferir a piscina do hotel e presas de elefante africano, você pode ler aqui.

Invasões Bárbaras #419
Produção e apresentação: Dudu Carvalho, Igor Costoli, Paola Macarena e Thiago Borges
Técnica: Thiago França