Nossa playlist de março tardou porque o mês é longo mas fecha a estação mais quente do ano com um particular interesse pela África, evidente na sua primeira metade. Depois disso, vamos esfriando as coisas aos poucos, enquanto as folhas caem.
Os títulos estão organizados assim:
Banda / País / Faixa / Álbum
Iconili / Brasil / Gentil / Piacó
Orgulhosamente tocamos, da nossa querida Belo Horizonte para o mundo, os 12 sobrinhos mineiros de Fela Kuti. Filho da Serra do Gandarela na luta contra a mineração, “Piacó” é imperdível. Baixe aqui.
Nandele / Moçambique / Fin o Humano (e o regresso do Boom Bap) / Argolas Deliciosas
De Maputo, os beats de Nandele prestam homenagem a J Dilla. Seu primeiro álbum solo leva também menção honrosa de melhor título: “Argolas Deliciosas”.
Fantasma / África do Sul / Shangrila (feat. Moonchild) / Free Love
O coletivo Fantasma é uma espécie de supergrupo sul-africano. Seu primeiro disco cheio é um afro-pop de dificílima catalogação. Ginga, referência e mistura: música eletrônica, guitarra, soul e hip-hop.
Ata Kak / Gana / Medofo / Obaa Sima
O lançamento mais antigo do mês, Obaa Sima é de 1994, quando circulou em Gana em 50 cópias cassetes. 21 anos depois, a fitinha é lançada como fruto do trabalho arqueológico levado a cabo por Brian Shimkovitz no incrível Awesome Tapes from Africa.
Baba Commandant & The Mandingo Band / Burkina Faso / Djanfa / Juguya
Da segunda maior cidade do país, Bobo-Dioulasso, Mamadou Sanou lidera um foco da tradição musical do oeste africano.
Jovanotti / Itália / All the People (feat. Sinkane) / Lorenzo 2015 CC
Jovanotti fez um disco duplo com 30 faixas, obviamente muito longo e, por isso, chato. Mas consegue, mesmo com mais de 20 anos de estrada, atualizar o pop italiano com algumas coisas bem legais, como esta faixa feat. Sinkane.
Ibeyi / França+Cuba / Think of You / Ibeyi
As gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz são filhas de mãe venezuelana e do percussionista Anga Díaz, da trupe do Buena Vista Social Club. Cantam quase sempre em inglês, mas quando se aventuram pelo yorubá tudo fica ainda mais bonito.
Kanaku Y El Tigre / Peru / Bubucelas / Quema Quema Quema
Não aguentamos esperar o disco que está programado para ser lançado em maio. Antecipamos o primeiro single “Bubucelas”, que parece manter os passos da dupla peruana sobre as pegadas de Devendra Banhart e Beirut.
Monkey Plot / Noruega / Undertiden / Angående omstendigheter som ikke lar seg nedtegne
Trio acústico de jazz, carimbado com o selo “young norwegian jazz musicians of the year” em 2014, por conta do seu disco de estreia “Løv og lette vimpler”. O segundo álbum de nome comprido segue a trilha.
Kammerflimmer Kollektief / Alemanha / Désarroi #2: Grundstürzend / Désarroi
Encerramos os lançamentos com os alemães do Kammerflimmer Kollektief e suas sempre belas paisagens sonoras. Se você vir dois caras e uma moça enrolados em papel alumínio por aí, provavelmente são eles.