Entram em campo os responsáveis por dois dos itens de exportação de maior sucesso no mundo do futebol: o treinador holandês® e o camisa 10 argentino®. Os moldes que forjaram os originais são Rinus Michels e Diego Maradona, de quem Van Gaal e Messi são réplicas legítimas.
Nesse segundo confronto das semifinais ouviremos faixas que integram a soundtrack do FIFA 14.
A banda holandesa De Staat lançou em 2013 o seu terceiro álbum, I_CON. Com ele, venceram a categoria melhor disco de rock do Edison Pop, tradicional prêmio da música holandesa. O clip da música Down Town, que ouvimos aqui, foi gravado no intervalo de um jogo entre NEC e Vitesse. (A banda torce para o NEC, clube que ficou em penúltimo lugar na Eredivisie 12-13 e confirmou a queda ao perder para o Sparta Rotterdam nos playoffs que decidem os rebaixados.)
Juntos novamente depois de 10 anos, o duo Illya Kuryaki & the Valderramas, composto por Dante Spinetta (filho do grande Luis Alberto Spinetta) e Emmanuel Horvilleur, lançou em 2012 o álbum Chances. O bem sucedido retorno levou 5 prêmios Gardel, também muito tradicional na música argentina, incluindo melhor disco de grupo de rock e melhor produção do ano. A faixa que rodou o mundo no game da EA Sports é Funky Futurista.
Sobre o jogo: Messi faz uma grande Copa mesmo sem ser o melhor Messi que já se viu. Robben faz uma grandíssima Copa e parece ser o melhor Robben de todos os tempos. Nessas condições, e só nessas condições, Messi e Robben se equivalem: são igualmente capazes de decidir jogos. O confronto, portanto, será decidido por personagens secundários, de rara inteligência tática. De um lado Van Gaal, do outro “El jefecito” Mascherano. Vitória apertada do treinador holandês que trouxe para o Brasil um repertório impressionante de sacadas geniais.
Veja o clipe de Down Town, gravado no Goffertstadion na cidade de Nijmegen:
Thiago Borges
»Mantenho minha incrível média de errar quase todos os palpites. Mas dessa vez, me justifico. Van Gaal não lançou mão de nenhuma sacada genial. Eu achei que voltaria para a prorrogação com Nederland, o holandês bravo guerreiro.
https://www.youtube.com/watch?v=U9SwKVtzkW4
Igor Costoli
»O bravo Nederland não tombou em combate, deve ter morrido no banco quando Van Gaal queimou a terceira substituição. Deveriam tê-lo deixado sem o remédio, já que vinha funcionando…