Abrindo as figurinhas deste confronto, vamos de idiomas trocados.
A história do cantor Johnny Cash dispensa apresentações, mas não dispensa curiosidades. Uma delas é que em 1950 ele estava na Alemanha, a serviço da Força Aérea dos EUA como operador de rádio. O trabalho: interceptar e decodificar o código morse dos russo. Parece brincadeira, mas Cash era extremamente habilidoso para a tarefa, e acabou sendo o primeiro americano a tomar conhecimento da morte de Stalin – foi ele o operador que interceptou e traduziu a mensagem que os russos tentaram transmitir em segredo. Os cheques do exército pagaram a primeira guitarra de Johnny.
Anos depois, o ícone country fez suas primeiras gravações para facilitar o acesso e o sucesso no mercado europeu. A canção que ouviremos, Wer kennt den Weg, é uma versão em alemão de Walk the Line.
A banda alemã The Notwist, por outro lado, sempre foi de cantar em inglês. O interessante é a transformação pela qual sua música foi passando. O álbum de estreia e o seguinte traziam metal e punk rock, enquanto o terceiro disco marcou o início de uma virada. Primeiro, pela música eletrônica, depois passando pelo indie e experimentações.
Seu sétimo e último trabalho (Close to the Glass, 2014) parece localizado em algum ponto interessante entre os três últimos gêneros visitados. É dele que trazemos a faixa Kong.
Dentro do campo, fica assim: apesar de conveniente para os dois lados, nada aponta para um empate amigo nesse confronto. Ambas seleções podem ficar com o primeiro lugar do grupo, o que pode se traduzir em vida mais fácil nas oitavas. Ou seja, indiretamente, tudo conspira para um empate. (ns)