Para o duelo de hoje, recomendamos observar os clipes também.
O cantor belga Stromae é hoje um grande sucesso na Europa. É possível que o leitor se lembre de Alors on Danse, seu primeiro hit, e que chegou a tocar bastante por aqui nos idos de 2010.
Para a música desta figurinha, é preciso contar que ele nasceu em Bruxelas, filho de pai ruandense com mãe belga. Stromae praticamente não teve contato com seu pai, que morreu em 1994 vítima do genocídio étnico que acontecia em Ruanda. A canção Papaoutai (jogo de palavras com a frase “Papa où t’es”, ou “pai, onde está você?”) fala sobre a relação de uma criança com seu pai ausente – representado pelo próprio Stromae como um pai-manequim.
Os oponentes russos também podem despertar lembranças no leitor. A banda Bitting Elbows não tocou nas rádios brasileiras como Stromae, mas por duas vezes tomaram a internet de assalto graças a seus clipes.
Os vídeos do cineasta e líder da banda Ilya Naishuller são praticamente vídeo games, rodados em perspectiva de primeira pessoa e com muita violência. A internet acabou batizando os vídeos de “Insane Office Escape series”, e o mais famoso foi o segundo capítulo, Bad Motherfucker. Para a figurinha de hoje, vamos com o início da série, a faixa The Stampede.
Sobre o confronto: o ritmo dos russos é frenético, fascinante, clipe e música são uma porrada. O material de Stromae também, com uma diferença: a pancada é bem forte e te acerta em outros lugares. Vitória dele que, é sim, parte de uma ótima geração belga™.