Oscar D’Léon surgiu na vida do Invasões Bárbaras meio por acaso, bem antes de uma pesquisa mais aprofundada sobre a música de seu país: a Venezuela. Na ocasião entramos em contato com Fuzionando, último trabalho do cantor, e percebemos que as fusões de salsa com vários outros ritmos cairiam como uma luva para a festa latina que estava prestes a acontecer.
Apropriadas pelos DJs Bárbaros, o braço festeiro e “discotecante” do nosso projeto, as canções de D’Léon causaram boa impressão no público, e também em nós mesmos, naquela noite do dia 12 de outubro de 2007.
Uma análise mais detida do álbum só comprovou as impressões iniciais, o trabalho era bom mesmo. Cerca de um mês depois o Grammy Latino chegou à mesma conclusão e deu a Oscar o prêmio de melhor álbum tropical contemporâneo.
Fuzionando é interessante porque consegue transpor o oportunismo que envolve muitas misturas de ritmos e se afastar de meras colagens musicais. As ditas fusões acabam experimentando possibilidades interessantes para a própria salsa. E uma das conclusões dessas tentativas é que mesclar salsa e reggaeton funciona. Abaixo deixo vocês com uma música que ilustra essa constatação. A canção se chama “Mirala” e tem a participação do grupo Zona 7.

Fotos retiradas do site oficial do cantor e “fuzionadas” pelo produtor que vos escreve. Reparem que o tempo passa, os cabelos caem, mas o bigode continua o mesmo. Nas próximas semanas o Oscar voltará ao site para que possamos conhecer todos os passos de sua carreira.