De Guayaquil, Equador

Uma rápida análise da lista de sucessos do verão em nossos vizinhos sul-americanos mostra a força de reggaeton e cúmbia por aqui. Da Argentina ao Equador, onde me encontro agora, Daddy Yankee e companhia dão as cartas nas boates, com o reforço de hits locais, que ainda incluem salsa, merengue e outros ritmos.

Algumas canções surgem no verão europeu e continuam fortes em terras latino-americanas seis meses depois – ou fazem o caminho contrário. Um bom exemplo de “hit-grudento-impossível-de-ignorar” que bombou dos dois lados do planeta é a música “Colgando en Tus Manos”, cantada pelo venezuelano Carlos Baute e pela espanhola Marta Sánchez.

Na canção, bem romântica, sobram referências a amores distantes, paixões que ficaram na areia de alguma praia, ou que foram interrompidas por mochilões e viagens. Não por acaso, ela acerta em cheio os corações dos viajantes, seja nas montanhas de Cuzco ou junto às ondas de Máncora.

Alguns até torcem o nariz, mas a letra está na ponta da língua. O vídeo vocês conferem abaixo.

Bem, depois de um período de calmaria aqui no blog, voltamos a pingar alguns textos com mais frequência. Do Périplo Invasor, que agora continua apenas comigo em vôo solo, vocês terão notícias em todas as quintas-feiras.