Já está na hora de dar uma quebrada nesta seqüência latina que assola o blog desde o aquecimento da Noite dos DJs Bárbaros no Ziriguidun. E nada melhor que partir para um idioma e um gênero musical bastante diferentes: metal progressivo sérvio.

O nome Alogia vem obviamente do grego, e tem a ver com o empobrecimento do pensamento, que se manifesta também na fala, com respostas curtas que não dizem quase nada.

A banda Alogia lançou em 2002 seu primeiro CD, Priče o Vremenu (Contos Sobre o Tempo). Dois anos depois, foi a vez de Priče o Životu (Contos Sobre a Vida). Em 2005, a banda, que já é relativamente conhecida no circuito internacional, lançou Secret Spheres of Art (Esferas Secretas da Arte), sua primeira incursão no mercado fonográfico global. Este álbum é uma releitura do primeiro, Priče o Vremenu, com letras em inglês e mais duas canções inéditas.

Aparentemente, a banda não tem a pretensão de “abandonar o mercado sérvio”, até porque em 2006 foi lançado o CD ao vivo Priče o Vremenu i Životu, uma coletânea dos dois primeiros, como o nome já diz. Mas o discurso dá a entender que não seria possível fazer sucesso mundial cantando em sérvio, o que não é verdade, já que a banda já estava ficando conhecida antes de lançar o CD em inglês. Estamos de olho.

O clipe abaixo é da música “Novi Dan” (Novo Dia), é do segundo CD e está disponível no site oficial, www.alogia.org.yu, para download (reparem que a Iugoslávia acabou, mas os domínios .yu continuam). Recomendamos também “Sećanje na Slike iz Sna” (Memória dos Retratos de Um Sonho), que tocou na semana das pílulas sobre a Sérvia.