Com esta pergunta do título que a banda Ungu (roxo em indonésio) convida a todos para entrarem em seu site. Nos últimos 15 anos, com o crescimento constante de sua base de fãs, os Roxos conseguiram alcançar seus vizinhos e agora miram em novos mercados.

Em 1996, o baixista Makki juntou-se ao guitarrista Ekky e Michael, que não atuam mais com a banda. Durante 6 anos, o Ungu se preparou para lançar o álbum Laguku. A partir daí, o pop-rock do Ungu sempre se manteve no gosto dos indonésios. O sucesso internacional veio com o álbum Melayang, de 2005. A banda começou a fazer turnês, por Cingapura, Malásia e Hong Kong.

Nesta turnê, em dezembro de 2006, um episódio acabou modificando a relação do Ungu com seus produtores e fãs. Na cidade de Pekalongan, na Indonésia, 10 jovens morreram pisoteados na saída de um show da banda. A quantidade de saídas do ginásio onde foi instalado o palco foi apontado como causa da desordem ao sair que levou a essas mortes.

Religião e cinema

Além do pop-rock sentimental o Ungu também é conhecido pela música religiosa e o trabalho com trilhas sonoras. Entre 2006 e 2009, durante o mês do Ramadã (nono mês do calendário islâmico, o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual) os roxos lançaram mini-álbuns de temática religiosa. Essa iniciativa os fez ser premiados pelo governo indonésio, mas na cerimônia, os músicos foram barrados no palácio da vice-presidência por utilizarem suas jaquetas roxas características.

No cinema, forneceram trilhas para os filmes Coklat Stroberi, de 2006, Ayat-Ayat Cinta, de 2007 e Sang Pemimpi, de 2009; além de comporem músicas para seriados e outros programas de TV.

1000 Kisah Satu Hati

O novo álbum traz algumas mudanças sutis no som do Ungu. O flerte com o reggae é perceptível no início do cd, mas desaparece quando o piano e as baladas tomam conta a partir da faixa 4. Das 12 faixas que o álbum traz, 3 delas estão em inglês, o que corrobora a nossa teoria de que além de seus vizinhos, o Ungu deve estar de olho no mercado sul coreano e japonês, que servem de vitrine para outros países asiáticos e para o Ocidente.

Apresentamos, a seguir o videoclipe de “Percaya Padaku”, faixa 4 de 1000 Kisah Satu Hati.

Invasões Bárbaras
Sexta – 22h
Reprise domingo – 17h
www.ufmg.br/radio