Na sexta passada, nosso programa teve uma participação bem especial. Como convidado, tivemos a presença do cantor italiano Sergio Di Napoli. Italiano residente no Brasil há cinco anos, Sergio conversou conosco sobre a música de sua terra, em especial a da região napolitana. E, claro, tivemos muita música bárbara dentro da nossa noite musical. Eis o repertório:

BLOCO 1
1. Buitres – Quiero pasarla Bien [Uruguai]
2. MC Solar – Obsolète [Senegal]

BLOCO 2
Invasões Apresenta: Itália
1. Subsonica – Colpo Di Pistola
2. Giulietta Sacco – La Tarantella
3. Achinoam Nini – Torna a Surriento

BLOCO 3
1. Kultiration – Rikemansgetto [Suécia]
2. Táxi – 24 Horas [Portugal]

BLOCO 4
Saído do Forno: Disque D’Or
1. Vive la Fête – Baiser Canon [Bélgica]
2. Pornomotora – Izquierdo [Colômbia]

BGs:
“Petit Colibri”
“Elle NÉcoute Pas”
“On a Oublié”
“Amour Physique”

O primeiro destaque da nossa noite foi mesmo o segundo bloco, quando convidamos Sergio para falar sobre a música italiana. O cantor italiano apontou como bom exemplo de música contemporânea a banda Subsonica, velha conhecida nossa aqui no programa. Aliás, fizemos várias piadas com o nome da música, “Colpo Di Pistola”. Ignoramos hilária e propositalmente que a expressão significa simplesmente “coronhada”.

Depois, falamos sobre a especialidade do nosso convidado: a música napolitana. Sergio Di Napoli realiza espetáculos em que canta e explica a história por trás de grandes clássicos do cancioneiro italiano pelo mundo. “La Tarantella”, de Giulietta Sacco, fez par com uma versão diferente de “Torna a Surriento”, cantada em hebraico pela cantora israelense Achinoam Nini.

No último bloco, desfizemos um pequeno atraso para com o último álbum do Vive la Fête, lançado no ano passado. Além da música que abriu o quarto bloco, as outras quatro listadas pertencem ao Disque D’or, e foram escolhidas para tocar como BGs do nosso programa.

E fazemos um convite: nesta quinta-feira, Sergio Di Napoli se apresenta no Teatro Izabela Hendrix. Lá, ele canta e conta muito sobre a história das mais eternas canções italianas. Mais informações em: www.sergiodinapoli.com

O Invasões Bárbaras inédito vai ao ar toda sexta, às 22h, na rádio UFMG Educativa (104,5 FM). No domingo, ouça a reprise da semana anterior, a partir das 18h.

Invasões Bárbaras
Sexta – 22h
Reprise domingo – 18h
www.ufmg.br/online/radio