Eu estou entre
O erotismo
A música
Cigarros
Whisky
Desenhar
E transar com você
(Coucher avec toi)

Vinda de um país que possui três idiomas oficiais (a Bélgica), a banda de eletrorock mais badalada do momento escolheu a língua mais sexy do mundo (o francês) para compor suas letras de teor altamente erótico. Formado por Danny Mommens e Els Pynoo, o Vive La Fête é um duo que esbanja sensualidade nas músicas e performances ao vivo, e que conjuga influências do rock dos anos 80, por parte dele, e do pop francês por parte dela.

Ao contrário do que o nome da banda (Viva a Festa) possa sugerir, as músicas abordam majoritariamente temas como depressão, insegurança, brigas amorosas, além de muito sexo. A dupla apresenta-se com uma banda completa, composta por Mathias Standaert na bateria, Dirk Canto no baixo e Roel Van Espen nos teclados. O vocal fica por conta de Els e Danny, este responsável também pela guitarra. A batida e atitude roqueiras dão um calor ao som eletrônico, sendo que nos shows o rock é dominante, pelo fato de eles não carregarem laptops nem outros equipamentos de música eletrônica.

Outro elemento que chama a atenção na banda são os figurinos. As roupas extravagantes de Els e o excesso de maquiagem dos demais integrantes não negam a estreita relação do Vive La Fête com o mundo da moda. Além de Els ter sido modelo antes de se tornar cantora, foi o estilista Karl Legerfeld que impulsionou a carreira da banda ao convidá-la para tocar nos desfiles da Chanel, em 2002. Assim o VLF, que já tinha lançado dois discos (Attaque Surprise, em 2000 e Republique Populaire, em 2001), ganhou mídia e reconhecimento. De lá pra cá lançaram mais quatro discos, sendo Jour de Chance o mais recente. Este, ganhou uma versão remix, lançado no formato vinil.

Os músicos belgas, por sua proposta estética e musical, geraram grande identificação com a comunidade GLBT, sendo, inclusive, convidados a tocar na Parada Gay de São Paulo, em 2006. Isso casa bem com o multiculturalismo da trilíngüe Bélgica. Ainda assim, o Vive La Fête não é uma banda de gênero, e seu sucesso está para além de grupos ou tribos: todos os que curtem um bom eletrorock devem conferir o som da banda, que está ganhando cada vez mais espaço no cenário musical mundial.

Fotos: www.vivelafete.be