Como quase todos os astros da nova geração de Cingapura, Taufik Batisah surgiu de um reality show, mais precisamente o Singapore Idol. Como é de praxe nesse tipo de reality show, cantores do país passam por testes e são eliminados a cada rodada.

O mais interessante é que Taufik não foi revelado no reality show. Antes do Idol, o cantor era parte de um grupo de hip hop chamado Bonafide, que abriu o show do Black Eyed Peas, quando esses passaram por Cingapura em 2004.

No fim desse mesmo ano, no dia primeiro de dezembro, Taufik foi coroado como Singapore Idol, cantando a música “I dream”. E ficaríamos nessa, se o cantor continuasse sua carreira interpretando músicas em inglês. Mas o rapaz mudou de idéia.

Na versão de Cingapura do seu último cd Teman Istimewa, das 10 faixas do disco, apenas uma é cantada no idioma do império. Taufik foi modelando seu trabalho ao gosto de sua base de fãs, a comunidade malaia de Cingapura e hoje ainda figura entre os cantores de sucesso da ilha. Além disso, essa decisão ajudou a penetração de Taufik no mercado fonográfico da Malásia.

Em 2006, no MTV Asia Awards, Taufik garantiu o troféu de Melhor Artista de Cingapura e no mesmo ano, coletou o Prêmio Revelação no Nickelodeon Kid’s Choice Awards, na categoria Cingapura. Por fim, deixo a apresentação dele da música “Teman Istimewa”, que dá nome ao seu último disco.