Há três meses, eu falei sobre a Tokyo Ska Paradise Orchestra (東京スカパラダイスオーケストラ), uma Big Band de Ska que atua na capital do Japão. Quando publiquei aquele texto, faziam apenas cinco dias que o cd Perfect Future tinha sido lançado. Depois de muita dificuldade para colocar as mãos neste cd, algumas audições e apreciações, posso falar que este é um dos melhores trabalhos do combo japonês. Os dez músicos estão no topo da forma. Passaram-se dois anos desde o lançamento de Wild Pace, último cd de músicas inéditas. O hiato, coisa não muito comum às bandas asiáticas, se deve ao fato da turnê de promoção deste disco que passou por vários pontos da Europa e da Ásia.

Perfect Future

No disco predominam as faixas instrumentais. A primeira, que dá nome ao cd, já traz o tom do disco: rápido, bem executado e contagiante. Depois de “Perfect Future”, temos a primeira faixa cantada “Megami no negai”, uma balada com levada bem diferente.

A partir da faixa três, vemos a introdução de paisagens sonoras para compor o clima de cada música. Destaques para “964 Speedster”, melhor faixa do cd e “Warrior chant”, com a introdução feita com sons de cascos e relinchos.

As variações no estilo também estão presentes. A sétima faixa, “Last temptation”, aflora o lado jazzista da orquestra. E já na faixa seguinte, “Latin Scorcher”, os ritmos latinos estão representados por um quê de salsa.

Daí até a décima terceira faixa, voltamos a marca da Skapara. Seu ska com espaço para todos mostrarem seu talento nos solos, principalmente Tatsuyuki Hiyamuta, Gamou e Atsushi Yanaka, saxofonistas de primeira linha.

A faixa que a orquestra escolheu para ser hit se chama “Pride of Lions”, mas não irei colocar o vídeo dela aqui porque a letra é em inglês. Como o único clipe produzido desde o lançamento do cd foi este, irei colocar uma apresentação ao vivo da oitava faixa de Perfect Future, “Latin Scorcher”. Aproveite!