A primeira vez que a sul-coreana Youn-ha Go (고윤하) apareceu no Invasões foi durante a semana Japão, com seu primeiro hit astronômico Cometa (Houki boshi/ほうき星). E você pode estar se perguntando: “Por que colocar uma sul-coreana na semana Japão?”. Bem, a história é que desde bem cedo, a pequena Younha sempre quis fazer sua carreira no país do sol nascente.

Com apenas 16 anos, ela conseguiu lançar seu primeiro single “Yubikiri” (ゆびきり) ainda na Coréia. Sete semanas depois, alguém no Japão já tinha ouvido a música, usado numa novela e contratado a menina para ser a mais nova sensação japonesa nascida na Coréia do Sul.

Younha chegou a figurar no top 20 da Oricon, uma parada de singles, álbuns e clipes mais vendidos no Japão. Em 2005, ela lançou seu primeiro cd japonês, o Go! Younha e tudo eram flores em sua vida.

Mas e a Coréia?

Bem, as coisas não iam bem no Japão. O encantamento inicial que os japoneses tiveram por Younha estava acabando e, assim sendo, ela lançou o single “Audition” em sua terra natal. A receptividade foi boa e 3 meses depois o cd The Perfect day to say i love you (고백하기 좋은 날/Go Baek Ha Gi Joh Eun Nal) era lançado.

O que esperar de um cd que se chama “O dia perfeito para dizer eu te amo”? Músicas românticas, lógico. E é exatamente isso que a sul-coreana nos entrega. São 13 faixas e a unidade do disco está no tema: o amor. Seja na forma de rock leve, ou de baladas mais lentas, Younha demonstra seu talento musical. O piano, marca característica da cantora, está presente em todas as faixas. Destaques para “Delete”, “Password 486” (비밀번호 486) e “Fly”, para quem gosta de rock e “Child – I Cry” (꼬마 – I Cry), “Just Today” (오늘만) e “Innermost Feelings” (속마음) se você é baladeiro.

O cd agradou bastante os coreanos, que o levaram para o topo de sua parada. Além disso, no dia 17 de novembro de 2007, Younha foi agraciada com o Prêmio de Revelação do ano no MKMF (Mnet Korean Music Festival). Para finalizar, deixo abaixo o clipe de “Password 486”, clipe que marca o retorno da menina com novo visual e dando seu primeiro beijo.