A dupla francesa Air é um nome forte da música eletrônica e do pop psicodélico, tanto que nem falamos muito deles. Jamais fizeram “música de elevador”, mas agora, orgulhosamente, fizeram para um museu.

Air-music_museum
Lançado como EP, e apenas em vinil, Music for Museum é projeto feito para o Palais de Beaux Arts (Palácio das Belas Artes, o maior museu francês fora de Paris), da cidade de Lille. As composições do Air foram inspiradas pelos trabalhos de quatro artistas contemporâneos em exposição no museu – Linda Bujoli, Mathias Kiss, Xavier Veilhan e Yi Zhou.

O mais interessante: o museu toca essas músicas como parte de uma experiência imersiva dos visitantes com as obras de arte. De certo modo, isso nos permite dizer que a banda francesa também está em exposição no Palácio das Belas Artes.

Ouça abaixo duas das nove faixas do EP. Nas palavras dos curadores Bruno Girveau e Régis Cotentin, a escolha pelos músicos foi “bastante óbvia. As composições do Air inspiram imagens mentais, sugerem um filme de fantasia. Essa é a música que cria imagens e estimula a imaginação”.

Update 1: Nada mal para a dupla formada por  Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel, que já vinha nos últimos anos trabalhando com projetos experimentais. Por exemplo, fazer a trilha sonora de um filme lançado 112 anos atrás… talvez falemos desse outro dia.

Update 2: Não conseguirei evitar a corneta agora que ela me ocorreu. Apesar de visivelmente sem relação, impossível não registrar estranhamento com o EP que tem uma faixa chamada Octogum levar um hexágono em sua capa.