Um som bem agressivo, com letras muitas vezes voltadas para temas satânicos, criadas por músicos não muito bonzinhos. Esse é o Black Metal, um subgênero do metal, que evoluiu do Thrash Metal no início dos anos 80.

Esse estilo musical surgiu na Inglaterra com a banda Venom. Em 1982 o grupo lançou um cd chamado Black Metal e começou a popularizar o nome. A participação da Noruega começou a ser significativa a partir da década de 90 com a chamada “segunda onda do Black Metal”. Nesse cenário surgiram bandas de destaque como: Burzum e Mayhem.

Integrantes das duas faziam parte de um dos movimentos mais criticados e polêmicos relacionados ao Black Metal: o Inner Circle, que reunia membros de várias bandas do país e buscava a eliminação de todas as religiões cristãs da Noruega.

Nesse período, os membros do Inner Circle queimaram e danificaram inúmeras igrejas na Noruega, o que provocou protestos visando a expulsão do Black Metal do país. E não foi só os templos que sofreram danos.

Euronymous, líder da banda Mayhem e fundador do Inner Circle, foi assinado por Varg Vikernes, da banda Burzum em 1993 em um dos episódios sinistros da história do Black Metal norueguês.

(na foto, uma das igrejas queimadas na Noruega)

Continua…