A mixtape da vez tem como tema o Japão, pegando carona no programa que foi ao ar na rádio UFMG Educativa esta última semana. Retomando o assunto das trilhas sonoras de animes, temos aqui uma compilação de músicas que já serviram de tema de abertura ou encerramento das séries de animação da terra do sol nascente.

Assim como as novelas no Brasil, os animes são um produto cultural imensamente popular no Japão, e exportados para o mundo todo. Outra característica comum é servir de vitrine para a indústria fonográfica. Emplacar um tema de abertura ou encerramento de uma série é quase garantia de sucesso para um artista, e muitas vezes a única forma de ter seu trabalho conhecido fora do arquipélago nipônico.

E há gêneros de anime para todos os públicos: para meninos (shonen), para meninas (shojo), para adultos (seinen). Da mesma forma, as trilhas sonoras passam por diversos estilos, acompanhando a temática das séries. O gêneros mais comuns de se encontrar são o J-Pop e o J-Rock, mas também há o jazz do The Seatbelts em Cowboy Bebop, o funk de Shikao Suga em Boogiepop Phantom e por aí vai. Mesmo no pop e rock japonês, é possível descobrir misturas interessantes, como o uso de instrumentos típicos da música folclórica incorporados à guitarra, baixo e bateria.

E fica o disclaimer, que essa mixtape é altamente pessoal. Não que as programações musicais que monto e os textos que escrevo não reflitam meus gostos e experiências. Mas esta compilação é particularmente significativa de época em que a “música bárbara” passou a fazer parte da minha vida, bem antes de fazer parte do Invasões.