Enquanto o pessoal resolve problema pessoal, aqui vou eu continuar falando de punk, mas desta vez sem nenhum violino para amaciar o som. Vamos resgatar a semana da Lituânia para trazer a banda Toro Bravo, um dos principais nomes da cena local.

O som da banda é algo classificável como street-punk. Na prática, seus integrantes se inspiraram no movimento Oi!, surgido no final dos anos 70 na Inglaterra. O Oi! nasceu a partir da classe operária inglesa e tinha uma certa orientação comunista. Apesar disso, os meios de comunicação da época associaram o movimento Oi! a tendências de extrema-direita e racistas.

A lituana Toro Bravo não participou da origem deste movimento: surgiu apenas em 1997. Seus integrantes dizem que a banda começou como vários outros grupos Oi! mais recentes: bebendo cerveja. Não que isso torne a Toro Bravo uma banda alienada: eles têm uma clara orientação anti-fascista. Aliás, foi uma das bandas mais tranqüilas de se pesquisar na Lituânia: o nome está em espanhol, e o principal hit, Futbolas, é uma palavra quase que universal. Apesar disto, eles andam pegando o péssimo hábito dos romenos e esquecendo de pôr os acentos e caracteres especiais do idioma lituano, como é o caso de “Vilniaus gatvės”: