40-de-64

Este é, “provavelmente, o primeiro disco completo lançado por uma banda de indie rock da ilha de Creta”, diz a gravadora sobre o trabalho da banda Σάρκα, ou Sarka na versão traduzida com caracteres romanos. A banda é considerada uma das mais longevas do rock grego, com mais de duas décadas de carreira.

O álbum de que falava o parágrafo anterior é o Esoterikotita Sto Agrio Ekso, lançado em 1993. Outra coisa interessante sobre ele é que há alguns anos os músicos encontraram várias cópias do disco em um porão, quase todos sem a capa. Eles decidiram, então, imprimir novas artes para distribuir os álbuns encontrados. É dele que vem a música desta figurinha, Synetshimatiki Lovotomi.

O adversário do indie rock grego é o funk marfinense. Stanley Murphy aparece acompanhado da banda Les Grands Colombia Du Peuple. Ele faz parte de uma geração de músicos africanos influenciada pela soul music dos anos 60 e 70, e que devolveu ao mundo uma sonoridade funky misturada a ritmos regionais. Vamos com Saint a Tout a L’heure para ilustrar essa combinação.

No gramado, fica assim: O rock dos gregos tem mais mérito que o futebol de sua seleção. Mas ela costuma aprontar pra cima dos outros, mesmo jogando mal. A solução para a Costa do Marfim será recorrer aos amigos. Stanley Murphy veio acompanhado da grande Colômbia do povo, líder e já classificada nesse grupo. Os marfinenses vencem e avançam.